Páginas

domingo, 17 de março de 2013

Livre para ser contraditório, por Osho

Estar livre para contradizer é um grande fenômeno, pois, desta forma, não fico preocupado de jeito nenhum com o que eu disser.

Eu não anoto nada, não preciso ficar preocupado com relação ao que eu disse ontem. Posso me contradizer - isso é uma grande liberdade.

E, se você me ama, eu sei que descobrirá em algum lugar no fundo de mim, que as contradições já estão resolvidas.

Mas isso acontecerá apenas para aqueles que confiam, isso acontecerá somente para aqueles que chegam cada vez mais perto de mim.

Todas as contradições estão na superfície, bem no fundo de mim elas já se resolveram, porque eu sou um.

Extraído do livro "Palavras de Fogo"

terça-feira, 12 de março de 2013

Oração é amor! Conto Zen

Osho conta:

Moisés estava passando e encontrou um homem rezando. Mas ele estava fazendo uma oração tão absurda - não somente absurda, mas insultante a Deus. Moisés teve que parar. Aquilo era absolutamente contrário às leis. Seria melhor não rezar do que rezar daquele jeito, porque o homem estava dizendo coisas impossíveis de se acreditar. O homem dizia:

- Deixe-me chegar perto do senhor, meu Deus. Eu limparei seu corpo quando ele estiver sujo. Até mesmo se tiver piolhos, eu os tirarei... E sou um bom sapateiro, farei sapatos perfeitos para o senhor. O senhor está andando com sapatos muito velhos, sujos, completamente sujos... E ninguém cuida do senhor, meu Deus. Eu cuidarei do senhor. Quando estiver doente, eu o servirei e lhe darei remédios. E eu sou um bom cozinheiro também!

Era este o tipo de oração que ele fazia! Então, Moisés disse:

- Pare! Pare com este absurdo! O que você está dizendo!? Para quem você está dizendo isso!? Você está falando com Deus!? E ele tem piolhos no corpo!? E suas roupas são sujas e você vai lavá-las!? E não há ninguém lá para cuidar dele, e você será seu cozinheiro!? De quem você aprendeu esta oração!?

O homem disse:

- Eu não aprendi de ninguém. Eu sou um homem muito pobre e sem instrução, e não sei como rezar. Eu fiz essa oração e essas são as coisas que eu sei. Os piolhos me atormentam muito, então ele deve estar com problemas. E às vezes a comida não é boa - minha esposa não é uma boa cozinheira - e meu estômago dói. Ele também deve estar sofrendo. É minha própria experiência que virou minha oração. Mas se o senhor sabe a oração certa, me ensine.

Então, Moisés ensinou-lhe a oração certa. O homem curvou-se para Moisés em agradecimento, lágrimas de profunda gratidão caíram-lhe dos olhos, e ele foi embora. Moisés ficou muito feliz. Ele pensava que tinha feito uma boa ação. Olhou para o céu, para ver o que Deus pensava daquilo.

E Deus estava muito zangado! Ele disse:

- Eu o enviei para trazer as pessoas para mais perto de mim, mas você mandou embora um dos meus maiores amantes. Agora ele estará fazendo a oração certa, mas não vai adiantar nada - porque oração não tem nada a ver com lei. Oração é amor! O amor é em si uma lei, não requer nenhuma outra.

sábado, 9 de março de 2013

Canal HumaniZen no YouTube

Agora estamos com um canal no YouTube voltado especialmente para o público brasileiro, com vídeos de diversos mestres zen legendados em Português-BR!

Acesse: http://www.youtube.com/user/HumaniZen

_/|\_ Namastê

Cristianismo não tem nada a ver com Cristo, por Osho

Eu falarei do Cristo, mas não do cristianismo. O cristianismo não tem nada a ver com o Cristo.

Na verdade, o cristianismo é anticristo - tanto quanto o budismo é antibuda e o jainismo é antimahavira.

O Cristo tem algo que não pode ser organizado: por sua própria natureza, ele é rebelião, e a rebelião não pode ser organizada.

No momento em que você a organiza, você a mata.

Então, sobra o cadáver. Você pode reverenciá-lo, mas não pode ser transformado por um cadáver.

Você pode carregar o peso por séculos e séculos, mas ele somente pesará em você.

Assim, desde o começo, que isto fique bem claro: eu sou completamente a favor do Cristo, mas nem mesmo uma pequena parte de mim é a favor do cristianismo.

Se você quiser o Cristo, terá de ir além do cristianismo.

Se você se apegar demasiadamente ao cristianismo, não será capaz de compreender Cristo. Ele está além de todas as igrejas.


Extraído do livro Palavras de Fogo de Osho